Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Balanços e golpe provocaram baixa nas bolsas dos EUA ontem

SÃO PAULO - As bolsas de valores americanas fecharam em queda ontem, abaladas por preocupações sobre o impacto da crise financeira nos lucros corporativos. O esquema de fraude em um fundo de hedge também pesou sobre o mercado.

Valor Online |

O índice Dow Jones teve baixa de 0,75%, a 8.564 pontos. O Standard & Poor´s 500 caiu 1,27%, a 868 pontos. O Nasdaq recuou 2,10%, a 1.508 pontos.

O JPMorgan Chase & Co foi o maior peso sobre o Dow após o Merrill Lynch cortar a avaliação de suas ações para " baixo desempenho " e prever perdas para o quarto trimestre do banco.

Preocupações sobre a exposição do setor financeiro pesaram sobre a confiança depois que o gerente de investimento Bernard Madoff, uma autoridade norte-americana, ter sido acusado de planejar uma fraude de US$ 50 bilhões.

" É um estouro psicológico para a maior dos investidores que viram tal destruição de riqueza por causa de fraude " , afirmou Steve Goldman, estrategista de mercado da Weeden & Co. " Isto está provavelmente afetando o mercado, principalmente sob o ponto de vista de confiança. "
As ações negociadas no mercado europeu terminaram em queda em dia volátil. Preocupações quanto a uma profunda recessão pesaram no mercado, com bancos na ponta dos papéis que mais perdiam valor. Ações ligadas a commodities se valorizaram, seguindo o preço mais altos do petróleo e de metais. O índice FTSEurofirst 300 fechou em queda de 0,29%, a 827 pontos, tendo registrado alta de até 843 pontos.

" O mercado operava em alta inicialmente, com as expectativas de que a indústria automotiva seria resgatada ou receberia uma linha temporária de sobrevivência. Mas nós ainda estamos vendo sair dados econômicos ruins " , disse Bernard McAlinden, estrategista de mercado do NCB Stockbrokers.

Investidores também estavam nervosos quanto à decisão sobre a taxa de juro por parte do Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos, hoje.

Papéis de bancos foram os que mais pesaram sobre o índice, à medida que uma crescente lista de grupos financeiros reconheceram exposição à suposta fraude de US$ 50 bilhões que ronda o operador Bernard Madoff.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em queda de 0,07%, a 4.277 pontos. O DAX, de Frankfurt, recuou 0,18%, para 4.654 pontos. Também caíram as bolsas de Paris (0,87%), Milão (0,41%) e Madri (0,54%). Em Lisboa, houve alta de 0,60%.

(Valor Econômico, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG