Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Balança de conta corrente da zona do euro sofre déficit em junho

Frankfurt (Alemanha), 22 ago (EFE).- A balança de conta corrente da zona do euro teve em junho déficit de 8,2 bilhões de euros (US$ 12,054 bilhões), frente ao superávit de 5,9 bilhões de euros (US$ 8,673 bilhões) registrado no mesmo período de 2007.

EFE |

O Banco Central Europeu (BCE) informou hoje que o resultado negativo se deve ao fato de que o déficit em operações correntes, mercadorias e renda ultrapassou o superávit em serviços.

A balança de conta corrente mede as entradas e pagamentos ao exterior na troca de mercadorias, serviços, rendas e transferências.

Em junho, a zona do euro teve déficit de bens avaliado em 2 bilhões de euros, frente ao superávit de 7 bilhões de euros registrado no ano anterior.

Ao mesmo tempo, o superávit em serviços caiu para 1,5 bilhão de euros, frente aos 3,9 bilhões de euros de junho do último ano.

O déficit nas transferências correntes subiu em junho 32,6%, para 6,5 bilhões de euros.

A balança de entradas esteve desequilibrada no mês de junho, com déficit de 1,2 bilhão de euros.

O BCE acrescentou que o déficit em conta corrente da zona do euro acumulado em 12 meses chegou em junho a 19,6 bilhões de euros, o que representa 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) da região.

No mesmo período do ano passado, houve superávit de 19 bilhões de euros.

Os investimentos diretos e em carteira registraram entradas líquidas em junho de 32 bilhões de euros, contra 25 bilhões de euros no mesmo mês de 2007.

O balanço de pagamentos soma as transações comerciais e financeiras de um país ou um grupo de países em relação com outros e é composto da conta corrente e da conta de capital. EFE aia/fr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG