Gastos da geração que elevou consumo norte-americano cairão 17% nesta década

No pós-Guerra, eles foram responsáveis pelo boom de consumo nos Estados Unidos. Agora, a geração que ficou conhecida como "Baby Boomers" começa a se aposentar em 2011, com isso, um novo perfil de consumo passa a ser desenhado. Em relatório do qual o iG teve acesso, o banco Goldman Sachs projeta as mudanças no mercado consumidor dos Estados Unidos com a saída de cena dos protagonistas das últimas seis décadas.

A geração baby boomers corresponde às pessoas nascidas entre 1945 e 1964, nos Estados Unidos. Eles atingiram 26% da população norte-americana e têm o status de serem a geração que mais influenciou a economia do País na história, em termos de consumo.

Aposentadoria dos baby boomers vai mudar setores de saúde, finanças e consumo
Getty Images
Aposentadoria dos baby boomers vai mudar setores de saúde, finanças e consumo


A partir de 2011, essa geração entra na fase dos 65 anos e, com isso, deixa o mercado de trabalho. O Goldman Sachs aponta que isso trará grandes mudanças ao mercado consumidor, já que estudos do Departamento de Trabalho local mostram que o consumo das pessoas com mais de 65 anos cai 17%.

Ao todo, 31 milhões de novas pessoas se aposentarão nos EUA nos próximos 20 anos. Isso significa um aumento na demanda por planos de saúde, ao mesmo tempo em que abrem-se oportunidades para os gestores de ativos e seguradoras, já que a geração passa a olhar para o financiamento privado da aposentadoria.

Por fim, segundo o Goldman Sachs, a aposentadoria dos baby boomers trará uma mudança nos gastos domésticos da família americana, com itens de primeira necessidade ganhando mais espaço na cesta de consumo local.

“Com os mais velhos dos baby boomers completando 65 anos em 2011, a próxima transformação econômica nos Estados Unidos será dada com sua aposentadoria. O impacto dessa mudança será sentido em toda economia nacional, especialmente nos setores de saúde, finanças e consumo”, diz o Goldman Sachs.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.