SÃO PAULO - Impulsionado pela aviação executiva e por vôos de fretamento, o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), fechou o primeiro semestre deste ano com um aumento de 16,54% no tráfego de passageiros, na comparação com igual período de 2007. No total, 514,7 mil pessoas passaram pelo terminal, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

De acordo com a estatal, desde o ano passado o aeroporto vem apresentando taxas de expansão superiores à média dos 67 terminais administrados por ela. A Infraero, inclusive, já manifestou sua intenção de transformar Viracopos no principal aeroporto do país nos próximos anos.

No primeiro semestre, houve aumento de 21,11% no movimento de aeronaves em Viracopos, na comparação com o mesmo período de 2007. Entre janeiro e junho, o terminal registrou 15,82 mil pousos e decolagens.

Cresceu a movimentação da aviação executiva e de vôos de fretamentos a partir de Viracopos, essa é uma das causas do aumento, afirmou o superintendente do aeroporto, José Clovis Moreira.

Viracopos ainda teve um aumento de 19,82% no movimento de cargas importadas. No total, entre janeiro e junho, foram processadas 71,23 mil toneladas no terminal.

A Infraero informou que a expectativa é de que a taxa de expansão no movimento de Viracopos continue alta no segundo semestre deste ano. Trabalhamos com expectativas baseadas em dados históricos, ou seja, não temos nenhum parâmetro para pensar em redução nos próximos meses, afirmou Moreira.

(José Sergio Osse | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.