Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Aversão ao risco piora oferta de crédito no mundo, aponta OMC

Genebra, 9 fev (EFE).- A pouca liquidez e a aversão ao risco causaram nos últimos meses déficits regulares de financiamento privado para o comércio e o aumento de até três vezes no custo dos créditos comerciais para algumas economias emergentes, segundo relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC).

EFE |

O relatório, apresentado hoje pelo diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, aborda a crise econômica e financeira, e suas repercussões sobre o comércio internacional.

Segundo a avaliação realizada pela Secretaria da OMC, o déficit de financiamento teria alcançado os US$ 25 bilhões em novembro, enquanto as fontes de crédito para os países em desenvolvimento diminuem cada vez mais.

O documento alerta que o eventual desaparecimento dos recursos para o financiamento do comércio "poderia acelerar a contração do comércio e a produção na única parte do mundo (países em desenvolvimento) onde as previsões indicam que haverá taxas positivas de crescimento em 2009".

Por outra parte, a análise adverte que as medidas protecionistas não só "piorariam a situação econômica para todos e as perspectivas de recuperação da atividade econômica", como induziriam a outros a tomar medidas de represália que danificariam ainda mais a situação.

EFE is/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG