Autoridades americanas anunciaram nesta terça-feira um plano destinado a ajudar os proprietários de imóveis em dificuldades, a fim de prevenir a execução de suas hipotecas, através de modificação das condições de pagamento dos empréstimos obtidos.

O novo programa amplia o denominado "Hope Now" ("Esperança agora"), destinado a evitar despejos, informou a Agência federal de financiamento imobiliário (FHFA).

O plano pretende ajudar tanto as famílias que contraíram empréstimos de mais risco ("subprime") como as que apresentam um perfil financeiro mais sólido, desde que possam arcar com uma prestação mensal inferior ou igual a 38% de seu salário mensal.

Milhões de famílias poderão optar por essa iniciativa. Um estudo recente da Moody's Economy.com estima que 7,3 milhões de chefes de família que adquiriram a casa própria ficariam inadimplentes entre 2008 e 2010 e que 4,3 milhões deles poderiam perder suas residências.

Cerca de 80% das famílias americanas são proprietárias das casas onde vivem. O programa "Hope Now" que nucleia credores, conselheiros e investidores, anunciou no final de outubro ter evitado 2,5 milhões de execuções hipotecárias desde julho de 2007.

mj-hh/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.