Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Autoridade Monetária dará liquidez a bancos de Hong Kong que pedirem

Pequim, 30 set (EFE).- A Autoridade Monetária de Hong Kong anunciou hoje o início de um plano para fornecer liquidez aos bancos com licença neste mercado a partir da próxima quinta, informou a agência oficial Xinhua.

EFE |

O plano detalha que a Autoridade Monetária fornecerá assistência em forma de liquidez aos bancos que precisarem, com medidas que vão desde dotar de garantias fundos em dólares até assegurar o dinheiro para os clientes que comparecerem ao guichê da entidade.

O diretor-executivo desta entidade, Joseph Yam, afirmou que a medida, que será prorrogada até o final do mês de maio, se junta ao atual marco legal financeiro, que já inclui a "supervisão prudencial" das entidades, para assegurar que o sistema bancário de Hong Kong está preparado para "condições turbulentas".

Desta forma, o novo plano permite que a Autoridade Financeira assuma a troca de divisas entre dólares de Hong Kong e americanos em caso de o banco solicitar isto e o considerar "necessário".

Além disso, também poderá emprestar dinheiro aos bancos de Hong Kong a prazo de até um mês para garantir a qualidade creditícia.

Já o secretário de Finanças de Hong Kong, John Tsang, afirmou que as medidas reforçarão o sistema bancário local "em um momento de instabilidade e estresse no sistema financeiro mundial".

Tsang disse que as novas medidas são planejadas para fornecer liquidez e combater a preocupação que surgiu entre a população com relação à solvência de algumas entidades de Hong Kong.

"Esta preocupação, junto com o desejo de preservar a liquidez, levaram a um corte da liquidez no mercado interbancário e a problemas em alguns bancos locais para obter fundos", declarou.

Na última semana, milhares de clientes fizeram fila diante dos escritórios do Bank of East Asia (BEA) para tirarem seus depósitos da entidade diante dos rumores de problemas financeiros da entidade.

EFE gmp/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG