Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Áustria também aumentará garantia estatal sobre depósitos bancários

Seguindo o exemplo alemão, o governo austríaco deve aumentar as garantias estatais sobre os depósitos bancários e as poupanças particulares na próxima quarta-feira, anunciou na noite deste domingo em Viena o ministro das Finanças austríaco, o conservador Wilhelm Molterer.

AFP |

O ministro e vice-chanceler falou sobre a decisão do governo em uma entrevista à rede de televisão estatal ORF.

Um porta-voz de Molterer explicou que a iniciativa será adotada oficialmente no conselho de ministros, no dia 8 de outubro, e conta com o apoio do chanceler social-democrata Wolfgang Gusenbauer, além do presidente do Banco Central (OeNB), Ewald Nowotny, e da Autoridade Reguladora dos Mercados Financeiros (FMA).

O governo austríaco reagiu à decisão das autoridades alemãs de garantir as contas de poupança particulares, acrescentou o porta-voz.

Horas antes, no entanto, o chanceler Gusenbauer, entrevistado pela ORF, ponderou que um aumento das garantias estatais "enviaria um mau sinal" aos mercados financeiros e aos pequenos poupadores.

O porta-voz não quis dar números sobre o aumento das garantias, que até hoje chegavam a 20.000 euros por cliente e banco.

Na entrevista à ORF, Wilhelm Molterer afirmou que "a poupança está garantida", e que a medida responde à necessidade de "evitar uma fuga dos poupadores" para outros países, principalmente para a vizinha Alemanha.

pfe/ap

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG