Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Áustria anuncia 100 bilhões de euros para estabilidade bancária

Viena, 13 out (EFE).- O Governo da Áustria anunciou hoje que destinará 100 bilhões de euros a um pacote de medidas para fortalecer o sistema bancário do país e assegurar a confiança e a estabilidade econômica perante a crise financeira internacional.

EFE |

O chanceler da Áustria, Alfred Gusenbauer, e o ministro das Finanças austríaco, Wilhelm Molterer, anunciaram que 85 bilhões de euros do plano serão destinados a ajudas do Estado e que os 15 bilhões de euros restantes poderão ser usados para reforçar os próprios fundos, mediante injeções de capital, caso haja necessidade.

Segundo Molterer, os 85 bilhões de euros em ajuda servirão para garantir que "bancos emprestem dinheiro de novo a outros" e assegurar a necessidade de liquidez.

Com os 15 bilhões para reforço de fundos próprios, "a solidez dos bancos será assegurada", explicou o ministro das Finanças.

No pacote apresentado hoje, o Estado se reserva o direito de assumir o controle das instituições bancárias em caso de necessidade.

Para essa medida, o Governo anunciou a criação de uma filial da agência de investimentos e privatizações austríaca ÖIAG.

Molterer negou que este conjunto de medidas seja um "pacote de resgate" e explicou que seu objetivo é assegurar a funcionalidade da economia e fortalecer a confiança no setor.

"Os bancos nacionais não devem experimentar nenhuma desvantagem na concorrência internacional. Nenhum poupador sofrerá prejuízos", disse Molterer.

Como parte deste pacote, o Governo anunciou na semana passada uma garantia ilimitada para os depósitos bancários pessoais com validade retroativa a 1º de outubro, assim como a proibição das vendas descobertas no mercado de ações.

O Conselho de Ministros da Áustria solicitou a realização imediata de uma sessão extraordinária no Parlamento para aprovar este pacote, o que deve acontecer na sexta-feira. EFE as/wr/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG