Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Aumentam os investimentos produtivos das empresas, diz Serasa

SÃO PAULO - As empresas que atuam no país ampliaram seus investimentos produtivos no início deste ano. De acordo com estudo da Serasa, um indicador que mede o nível de despesas de capital das companhias subiu de 7,2% entre janeiro e março de 2007, para 7,4% em igual período deste ano. No mesmo período de 2006, ele era de 6,3%.

Valor Online |

O índice calculado pela Serasa mede a relação entre o aumento do ativo imobilizado das empresas (que inclui fábricas, terrenos, máquinas, equipamentos etc) e receita líquida. O estudo foi feito com base nos demonstrativos financeiros de 800 empresas.

Segundo a Serasa, o desempenho é bastante expressivo para o período, já que no primeiro trimestre do ano não é comum as empresas aplicarem muitos recursos em imobilizado.

Para todo o ano de 2007, o indicador atingiu 9,2% do faturamento, recorde histórico da série. Em 2006, o indicador havia sido de 8,1%, depois de marcar 6,5% em 2005 e 5,7% tanto em 2004 como em 2003.

Em relação à marca de 7,4% do primeiro trimestre deste ano, o setor de serviços foi o que mais contribuiu, com um índice de 9,7%. Os investimentos no setor foram puxados pelos segmentos de energia elétrica e telefonia. A indústria mostrou um indicador de 7,8% de janeiro a março deste ano, com destaque para os segmentos de papel e celulose, alimentos, siderurgia e química. No setor de comércio, que exige menos investimento de capital, o índice foi de 1,3%.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: investimentos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG