Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Auditoria do BNDES não vê irregularidades em empréstimos

RIO - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou hoje que a auditoria interna realizada para avaliar a concessão de financiamentos ao município de Praia Grande e às Lojas Marisa não encontrou indício de irregularidades nas operações.

Valor Online |

Os financiamentos foram submetidos a todas as instâncias pertinentes e conduzidos de acordo com as normas do BNDES, e o tempo transcorrido entre o início do trâmite junto ao Banco e sua contratação também foi absolutamente normal, diz a nota divulgada pela instituição.

A auditoria foi nomeada depois da Operação Santa Tereza, da Polícia Federal, que apontou indícios de desvios de recursos do banco de fomento por uma organização criminosa. De acordo com o banco, a auditoria fez a revisão de todos os documentos relativos às operações contratadas nos últimos cinco anos com os beneficiários mencionados e avaliou os procedimentos executados no âmbito do Sistema BNDES em todas as etapas do processo de concessão de crédito.

Segundo a nota divulgada pelo banco, qualquer pedido de financiamento no BNDES começa pela apresentação da carta consulta, que é analisada no Departamento de Prioridades (Depri), da Área de Planejamento, enquanto o Departamento de Risco (Derisc), da Área de Crédito, faz uma avaliação da análise de risco do postulante do crédito. As duas informações são submetidas à apreciação do Comitê de Enquadramento de Crédito, composto por todos os superintendentes, que são funcionários de carreira do BNDES.

A partir daí o pedido segue para uma das sete áreas operacionais do banco, para nova análise técnica. Só depois dessa análise a operação é submetida ao superintendente e à diretoria para aprovação, em decisão colegiada. Em todo o processo, segundo o banco, o pedido passa por mais de 30 funcionários e diferentes órgãos colegiados.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG