Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Atividade no setor serviços dos EUA sofre forte contração em outubro

Nova York, 5 nov (EFE).- A atividade no setor de serviços nos Estados Unidos diminuiu com força em outubro e mais do que o previsto pelos economistas, após dois meses seguidos de crescimento, informou hoje o Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM).

EFE |

O índice de atividade neste setor chegou a 44,4% no mês passado, em comparação ao 50,2% de setembro e ao 50,6% de agosto.

Os especialistas previam um registro de 47%. Um índice superior a 50% reflete um crescimento generalizado da atividade nas empresas do setor e abaixo deste nível uma contração.

O subíndice relativo a novos pedidos caiu para 44% em outubro, desde o 50,8% do mês anterior, e o de emprego chegou a 41,5%, a partir do 44,2% de setembro.

Os preços pagos pelos empresários por bens e serviços para desenvolver sua atividade caíram de forma notável no mês passado, indica a pesquisa mensal do ISM.

O subíndice de preços chegou a 53,4% pontos, desde o 70% do mês anterior, o que representa o número mais baixo desde julho de 2003 e a maior queda mensal desde que em 1997 começou a se considerar esta variável, afirma a entidade.

Anthony Nieves, analista do ISM, afirmou em comunicado de imprensa que os comentários dos entrevistados "refletem que persiste a preocupação sobre o clima de negócio e a economia".

A pesquisa de outubro incluía diversas perguntas relativas ao possível efeito das recentes turbulências financeiras na atividade das empresas do setor.

Cerca de 68,3% dos que responderam a este questionário afirmaram que eles ou seus fornecedores tinham sido atingidos por estes problemas e 43% dizem que notavam menor disponibilidade de crédito.

Já 45% percebeu este mês que aumentava o custo dos empréstimos, enquanto 22,5% tinha tido dificuldades para alcançar ou renovar uma linha de desconto bancário e 82,8% tinha reduzido suas despesas ou a contratação de funcionários. EFE vm/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG