Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Atividade no setor de serviços registra contração nos EUA em novembro

Nova York, 3 dez (EFE) - A atividade no setor dos serviços nos Estados Unidos registrou contração em novembro, pelo segundo mês consecutivo e a um ritmo mais rápido que em outubro, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM).

EFE |

O índice de atividade nesse setor da economia foi de 37,3 pontos em novembro, frente aos 44,4 pontos de outubro e aos 42 pontos esperados pelos economistas.

A queda mensal é a maior registrada até agora e deixa esse índice no menor nível desde que, em 1997, o indicador começou a ser medido, explicou a entidade em comunicado de imprensa.

Um índice superior a 50 pontos reflete um avanço generalizado da atividade nas empresas do setor e se ficar abaixo desse nível, denota uma contração.

Anthony Nieves, analista do ISM, afirmou que os comentários coletados na pesquisa mensal "refletem preocupação" quanto ao tempo que a economia demorará a se estabilizar e o efeito que isso tem nas despesas discricionais e no emprego.

O subíndice relativo a novos pedidos às empresas do setor foi de 35,4 pontos em novembro, dos 44 pontos de outubro, e o relativo a preços desceu para 36,6 pontos, comparado com os 53,4 pontos do mês anterior.

Além disso, caiu com força o subíndice de emprego, que baixou para 31,3 pontos, em comparação com os 41,5 pontos de outubro.

Dos 18 subsetores considerados para elaborar o índice de atividade, só um, o de saúde, refletiu um aumento da atividade em novembro frente ao mês anterior, segundo a entidade. EFE vm/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG