está longe - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Associação patronal britânica acha que recuperação econômica está longe

(Embargada até 22h01 de Brasília) Londres, 23 nov (EFE).- A Confederação da Indústria Britânica (CBI, em inglês) advertiu que o caminho da recuperação econômica está muito longe e não descartou que o desemprego chegue aos 3 milhões de pessoas em 2010.

EFE |

Por ocasião do início na segunda-feira, em Londres, da reunião anual da CBI - patronal britânica que reúne as grandes empresas do Reino Unido -, a associação indicou que as companhias planejam a supressão de empregos e uma deterioração de sua situação financeira.

"Os efeitos são fortes", desse o diretor-geral da CBI, Richard Lambert, sobre a situação das companhias, que tiveram que reconsiderar seus planos empresariais.

"Entendemos as dificuldades que os bancos enfrentam e reconhecemos que não há uma solução fácil, mas há medidas ativas que o Governo pode tomar para fazer com que os próximos seis meses sejam menos difíceis", acrescentou Lambert.

Segundo a CBI, há cada vez mais empresas que esperam uma deterioração de suas condições em 2009 e três em cada quatro grandes companhias têm planejados cortes de postos de trabalho.

Lambert admitiu que, segundo os números com os quais a CBI trabalha, é possível que o desemprego possa chegar aos 3 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2010, frente ao 1,8 milhão atual.

Os próximos seis meses serão "críticos" para saber a profundidade da recessão, acrescentou a CBI, e pediu ao Governo que tome uma série de medidas para ajudar os negócios, entre elas a redução temporária das contribuições para a previdência social.

As previsões da CBI coincidem com a apresentação na segunda-feira dos orçamentos preliminares do Estado britânico.

Segundo a imprensa britânica, o Governo pode reduzir de 17,5% para 15% o Imposto ao Valor Agregado (IVA), e pode facilitar empréstimos às pequenas empresas. EFE vg/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG