Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Assinantes de banda larga passam dos 380 milhões

BRUXELAS* - O número de assinantes do serviço de banda larga superou os 380 milhões ao final de junho deste ano, o que representa um crescimento de 17% em 12 meses. A Europa segue como o mercado mais volumoso, com 120 milhões de conexões que representam 32% do total global.

Valor Online |

Na seqüência aparece a América do Norte, com 22,4%. Os números são da empresa de pesquisa Point Topic e foram revelados hoje durante o Broadband World Forum Europe, que ocorre em Bruxelas, na Bélgica.

Apesar da liderança européia, o ranking dos três primeiros países não passa pelo Velho Continente. O primeiro lugar continua com os Estados Unidos, que conta com 76,87 milhões de assinantes, um crescimento de 16,1% em um ano. No entanto, a hegemonia americana é seriamente ameaçada pela China, que já tem 76 milhões de assinantes e registrou alta de 27,7% no mesmo intervalo de comparação. Na seqüência aparece o Japão, com 29,43 milhões de conexões e crescimento de 8%.

O Brasil só é citado no estudo quando o assunto é crescimento trimestral. O país teve o quinto melhor desempenho global entre os meses de abril e junho deste ano, com a adição líquida de 541 mil novos assinantes de banda larga, atrás de Alemanha, Japão, Estados Unidos e China.

Apesar do crescimento, a banda larga brasileira ainda está entre as piores do mundo. Segundo um estudo publicado neste mês pela Cisco Systems, o Brasil ocupa a 38ª posição entre os 42 países que tiveram o serviço de internet rápida avaliado pelas universidades de Oxford e Oviedo.

De volta ao relatório da Point Topic, a tecnologia DSL continua como a mais utilizada nos serviços de banda larga, com 250 milhões de clientes e fatia de 64% no mercado, enquanto que o cabo responde por 21,5%, com 84 milhões de assinantes. Apesar da participação ainda discreta, a banda larga sem fio deverá reinar soberana nos próximos anos, de acordo com especialistas que participam do evento.

(Murillo Camarotto | Valor Online)
*O repórter viajou a convite da Alcatel-Lucent

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG