Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Assessor da Casa Branca diz que parte dos EUA está em recessão

Washington, 19 out (EFE).- O assessor da Casa Branca para assuntos econômicos, Edward Lazear, afirmou hoje que parte dos Estados Unidos está em recessão, mas disse também que o plano de resgate do Governo permitirá ao país superar a crise financeira.

EFE |

"Estamos vendo em algumas partes do país o que qualquer um denominaria de recessão", disse Lazear, presidente do Conselho de Assessores Econômicos, em uma breve entrevista à rede "CNN".

As taxas de desemprego em algumas partes dos EUA superam 6,1%, explicou o assessor econômico do presidente George W. Bush.

No entanto, transmitiu uma mensagem de calma aos americanos ao afirmar que a administração "deu os passos corretos" para solucionar os problemas dos mercados de crédito.

Embora seja necessário tempo para que o plano de resgate, avaliado em US$ 700 bilhões, possa ter efeito, os primeiros sinais de impacto já podem ser vistos, declarou Lazear.

"Os bancos estão dispostos a trocarem empréstimos entre eles.

Isto é uma grande conquista para a economia, pois o grande problema foi a falta de confiança entre os bancos", acrescentou.

Como conseqüência, disse, se os créditos se recuperam o fluxo de dinheiro em toda a economia "aumentará imediatamente".

"Caso analisemos os números que vimos esta semana (...) parece que (o plano) está funcionando. Todos os números indicam que vamos na direção adequada", acrescentou Lazear.

O analista reconheceu que o déficit público aumentará por causa do plano de resgate, mas não revelou de quanto será este aumento.

Esta semana, o Departamento do Tesouro informou que o déficit fiscal dos EUA alcançou o número recorde de US$ 454,8 bilhões no ano fiscal de 2008, que acabou em 30 de setembro.

"O déficit é grande, (mas) o foco principal é dar a volta na economia" para devolver o crescimento ao país, afirmou Lazear. EFE cae/ab/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG