Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

A.Saudita e China assinam acordos de transporte e energia

Riad, 11 fev (EFE).- Arábia Saudita e China assinaram hoje diversos e milionários acordos econômicos em energia e infraestrutura de transporte, no segundo dia da visita do presidente da China, Hu Jintao, ao reino saudita.

EFE |

Os acordos, assinados no palácio presidencial saudita em Riad por Jintao e o rei saudita, Abdulah bin Abdul Aziz Al-Saud, têm como objetivo estreitar as relações entre os dois países, segundo um comunicado oficial.

Entre os convênios assinados, destaca-se um projeto ferroviário no valor de US$ 1,76 bilhões, que ligará a cidade saudita de Meca -a mais sagrada para os muçulmanos- com outros pontos de peregrinação como Arafat, Muzdalifah e Mina, visitados anualmente por milhões de pessoas.

Este projeto, elaborado pela China, se denominará "Trem dos Ritos Sagrados" e tem previsão de estar pronto até a "Hajj" (Peregrinação) de 2012.

O presidente da China e o rei saudita também incluem a área energética, em petróleo e gás natural.

A Arábia Saudita, país que é o maior produtor e exportador mundial de petróleo, foi em 2008 seu principal fornecedor à China, vendendo uma média de 729 mil barris diários. EFE as/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG