Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Argentina vai controlar vendas do agronegócio

O governo da Argentina vai anunciar na próxima semana mais uma medida para apertar o controle das exportações de cereais, laticínios e carne bovina, segundo antecipou ao Estado o titular da Oficina de Controle Comercial Agropecuário (Oncca), Ricardo Echegaray, em entrevista exclusiva concedida ontem em Buenos Aires. Vamos criar um sistema de registro de contratos de longo prazo de vendas ao exterior, que dará uma previsibilidade para o setor exportador e importador, anunciou Echegaray.

Agência Estado |

Segundo ele, o sistema permitirá prever "qual será a demanda no próximo ano de todos produtos que vendemos".

O advogado, que tem em mãos o controle de toda comercialização do agronegócio argentino, diz que com o sistema será possível detalhar, por exemplo, os compromissos das empresas exportadoras argentinas com os importadores brasileiros, como dados sobre volumes e prazo de entrega.

"É uma medida que talvez seja anunciada na semana que vem", disse, ressaltando que "a Argentina continua considerando o Brasil um parceiro econômico fundamental, não só pelo Mercosul, mas por mercadorias estratégicas". "Portanto, na medida em que vamos tendo saldo exportável, vamos privilegiar esse mercado."

Echegaray tem hoje mais poder que o ministro de Economia ou o secretário de Agricultura. Ele recebe ordens diretas de quem dá as cartas no governo de Cristina Kirchner, o ex-presidente Néstor Kirchner. Segundo ele, o sistema de registro é muito importante, porque aqueles que tiverem contratos de longo prazo para compra de matéria-prima argentina terão prioridade sobre os que realizam operações esporádicas.

Enquanto as estimativas da Secretaria de Agricultura da Argentina apontam para um saldo exportável de trigo em 2009 de 6 milhões de toneladas, Echegaray prevê 4 milhões de trigo, podendo chegar no máximo a 5 milhões de toneladas no próximo ano.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG