Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Argentina terá menor colheita de trigo em 20 anos

Buenos Aires, 02 - A colheita argentina de trigo 2008-2009 será a menor dos últimos 20 anos. O anúncio dos dados preliminares levantados pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires - contando com 92,4% da colheita realizada - indicam que o volume final será de 9,3 milhões de toneladas - volume inferior aos 9,7 milhões de toneladas previsto há uma semana.

Agência Estado |

Em relação à colheita anterior (2007-2008) a queda será mais drástica, já que no ano passado foram colhidos 16,3 milhões de toneladas.

Por trás da queda da produção estão a seca, que assolou grande parte da região produtora de trigo na Argentina, variações climáticas drásticas, além da menor aplicação de fertilizantes por causa da disparada da inflação.

As restrições impostas pelo governo da presidente Cristina Kirchner às exportações de trigo, além dos altos tributos aplicados à venda do produto no exterior - e o confronto do governo com as associações ruralistas, que realizaram quatro locautes no ano passado - desestimularam diversos produtores, que optaram por mudar de área. Desta forma, em 2008 a área plantada - 4,55 milhões de hectares - encolheu em 19,4% em relação a 2007.

A redução da colheita argentina de trigo implica em problemas em 2009 para o mercado brasileiro, o maior comprador de trigo do país vizinho. Os produtores argentinos - principais fornecedores brasileiros - costumam ser os responsáveis pelo abastecimento de mais da metade do consumo total de trigo no Brasil.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG