Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Argentina: presidente reestatiza ferrovia

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, assumiu o papel do Estado no transporte ferroviário e assinou o decreto de reesttização de um serviço de trens de cargas, informou neste domingo a imprensa nacional.

AFP |

A presidente anunciou sua posição sobre o assunto em um artigo publicado pelo jornal La Gaceta, da província nortenha de Tucumán, onde quinta-feira presidiu a reinauguração da malha ferroviária de Tafí Viejo.

Na ocasião, divulgou o decreto 1771 do governo nacional que transfere para a administração estatal a Ferrocarril Belgrano de Cargas, até agora nas mãos de uma holding formada por três empresas locais, uma chinesa e três sindicatos.

O decreto rescinde o contrato de concessão, ordena a transferência a duas novas empresas estatais em 90 dias e dispõe uma avaliação do cumprimento das obrigações contratuais da concessionária, assim como a conciliação das contas, os ativos e os passivos.

Desde que foi declarado em emergência em 2006, este ramal de cargas, que atravessa a rica zona produtora de cereais, recebeu subsídios do governo no valor de 65 milhões de dólares para pagar salários e custear obras.

str/lm

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG