Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Argentina diz que cancelará dívida milionária com Clube de Paris

Buenos Aires, 20 set (EFE).- O Governo da Argentina disse hoje que cancelará sua milionária dívida com o Clube de Paris - formado por 19 países desenvolvidos - em vários pagamentos e em um prazo prolongado, mas não maior que um ano.

EFE |

"É difícil saber a quantidade de tempo, pois depende da complexidade de cada um dos casos. Estamos no processo de conciliação de números", declarou o secretário de Finanças da Argentina, Hernán Lorenzino.

A Argentina anunciou no dia 2 de setembro que saldaria com reservas monetárias sua dívida de US$ 6,706 bilhões em moratória desde 2001 com o Clube de Paris.

No entanto, para este grupo de países esta dívida chegaria a US$ 7,9 bilhões, por isto as partes devem chegar a um acordo sobre os valores do pagamento.

Lorenzino afirmou que "talvez" o pagamento possa ser realizado em um prazo de "um ou dois meses" e que será realizado em várias vezes, pois, "pela dinâmica que o Clube tem, são 187 linhas de crédito com 19 países" diferentes.

Em conseqüência, afirmou, "por uma questão administrativa vão ser muitos pagamentos em um período prolongado".

"Continua totalmente firme a decisão de cancelar a dívida com o Clube de Paris. O pagamento ao Clube de Paris pôde se concretizar por existirem as reservas necessárias para fazer isto e sem colocá-las em risco", declarou. EFE nk/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG