Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Área plantada com arroz no RS deve aumentar 2%, prevê Irga

São Paulo, 17 - A área plantada com arroz na safra 2008/09 deve crescer 2% no Rio Grande do Sul, atingindo 1,087 milhão de hectares. O primeiro levantamento da intenção de plantio no Estado foi divulgado hoje pelo Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga).

Agência Estado |

Em alguns municípios, os produtores já começaram a semear, com previsão de encerrar o plantio em 10 de novembro. Segundo avaliação do Irga, grande parte das barragens está com a capacidade plena e a falta de água não deverá ser um problema para esta safra.

De acordo com dados do site do Irga, a Zona Sul gaúcha é a que deve apresentar maior incremento na área plantada, de 4,7%. As lavouras, que na safra passada ocuparam 163,7 mil hectares, devem somar 171,45 mil hectares. Na Fronteira Oeste, as lavouras de arroz devem crescer 2,2%, na Depressão Central, 1,6% e na Planície Costeira, Interna, 0,5%. A área plantada deve cair na Planície Costeira Externa, onde o Irga espera redução de 2,5%.

Na última safra, o Rio Grande do Sul registrou produção recorde de arroz. A produção total chegou a 7,5 milhões de toneladas, um aumento de 15% em relação à 2006/07. A produtividade também atingiu índices históricos e os produtores colheram, em média, 7,05 toneladas por hectare. O Estado é o maior produtor nacional de arroz e sua safra representa 61% do total produzido no Brasil.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG