Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Arábia Saudita lança licitação para construir trem para peregrinos

Riad, 5 jul (EFE).- O Ministério de Assuntos Municipais da Arábia Saudita começou uma licitação internacional para a construção de um trem que facilite o deslocamento das centenas de milhares de peregrinos que a cada ano passeiam por dentro da cidade de Meca.

EFE |

O anúncio foi feito por Habib Zein al-Abedin, subsecretário e supervisor do Centro de Projetos de Modernização do Ministério, em declarações ao jornal local "Al Okaz".

A linha férrea, com um custo de cerca de US$ 1,333 bilhão, será construída em um ano e meio e espera-se que entre em serviço durante a peregrinação de 2009, disse o responsável saudita.

O projeto será feito no mês que vem, e os trabalhos de construção começarão antes da peregrinação deste ano, prevista para o fim de setembro.

Abedin revelou ter feito convites a nove empresas internacionais, que disse serem líderes nos setores de construção de estradas, pontes e ferrovias, sem dar mais detalhes.

Por último, revelou que a linha férrea será construída sobre a superfície, e que em algumas zonas chegará a uma altura de oito metros, e em outras de cerca de dez metros, para que não obstaculize a passagem dos pedestres entre os principais locais dos rituais.

Nos últimos anos, cerca de dois milhões de peregrinos visitam Meca durante o período do "hajj", que dura só seis dias, e o deslocamento de todas estas pessoas aos mesmos locais quase nas mesmas horas causa engarrafamentos intermináveis de pessoas e veículos.

Os locais de peregrinação em Meca se encontram em um raio de apenas 20 quilômetros.

EFE ma/gs

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG