SÃO PAULO - A aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva sofreu o primeiro recuo desde o começo do segundo mandato - para 65%, a avaliação da gestão foi considerada como ótima ou boa, conforme pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 16 e 19 deste mês. No levantamento anterior, de novembro de 2008, esse percentual correspondia a 70%.

Houve aumento na parcela daqueles que avaliaram o governo como regular (27%) e como ruim ou péssimo (8%) em relação ao estudo antecedente, quando essas taxas estavam em 23% e 7%, respectivamente.

O levantamento, que envolveu 11.204 pessoas em 371 municípios do país, constatou ainda nota média menor atribuída ao governo Lula - passou de 7,6 em novembro de 2008 para 7,4 agora, em uma escala de zero a 10.

Segundo o Datafolha, a pesquisa recente reflete a piora da crise econômica e a percepção dela no Brasil. Sobre o desempenho de Lula na área econômica, 53% dos consultados consideraram ótimo ou bom, 35% classificaram como regular e 10% avaliaram como ruim ou péssimo.

Questionados se o Brasil será prejudicado pela crise econômica, 31% avaliam que o país será muito afetado, 55% creem que um pouco e 7%, nada. Na pesquisa anterior, esses percentuais eram 20%, 58% e 10%, na ordem.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos, para mais ou para menos.

(Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.