Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Aprovação da gestão Lula vai a 71,1%, nível recorde, mostra CNT

BRASÍLIA - A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobe a nível recorde com os brasileiros dando crédito às medidas anticrise. Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e instituto Sensus revelou que a avaliação positiva do atual governo saiu de 68,8% em setembro para 71,1% em dezembro, o maior índice da série iniciada em julho de 1998.

Valor Online |

A parcela dos entrevistados que consideraram o governo Lula como regular caiu de 23,2% para 21,6%. A avaliação negativa foi de 6,8% em setembro para 6,4% agora.

O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 12 deste mês, com 2 mil pessoas em 136 municípios brasileiros de 24 estados. A margem de erro é de 3 pontos, para mais ou para menos.

Melhorou a análise quanto ao desempenho pessoal do presidente - ele foi aprovado por 80,3% dos consultados, o segundo maior nível da pesquisa iniciada em março de 2001 e só superado por Lula em janeiro de 2003, quando atingiu 83,6%. Em setembro, esse percentual equivaleu a 77,7%. A desaprovação foi verificada por 15,2% dos entrevistados, abaixo dos 16,6% anteriores.

Para o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, " o país ainda colhe os bons resultados econômicos registrados até o terceiro trimestre de 2008 " . " O discurso forte e as medidas de preparo contra a crise levam o eleitor a dar crédito ao presidente Lula e seu governo " , observou.

Na análise dele, a popularidade sobe porque a população acredita que o governo está adotando as medidas certas para combater os efeitos da crise financeira internacional. Isso ficou claro nas respostas que apontam que 65,4% acreditam que 2009 será melhor que este ano.

A maioria (50,5%) respondeu ainda não ter sido atingido pessoalmente pela crise e também crê que o país vai sair fortalecido desse momento turbulento (41,9%).

(Azelma Rodrigues | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG