Aprenda a usar o YouTube plenamente Por Bruno Galo e Marcus Vinícus Brasil São Paulo, 05 (AE) - Aprenda a usar o YouTube plenamente Gustavo Guerra é um hábil guitarrista. Já Elaine Tripiano é uma expert no crochê.

Apesar de possuírem interesses opostos, ambos compartilham algo em comum. Utilizando de maneira inteligente as ferramentas oferecidas pelo YouTube, eles encontraram no portal de vídeos uma maneira fácil e barata de expor seus talentos - e com isso, é lógico, ganhar uma graninha.

Os dois nem se conhecem. Gustavo mora em Curitiba e Elaine em Brasília, mas há cerca de dois anos eles resolveram "meio de brincadeira" mostrar as suas habilidades na web. Resultado: os vídeos de cada um somam mais de 10 milhões de visualizações e a procura pelo serviço deles aumentou muito.

O primeiro passo de ambos foi, é claro, criar uma conta no portal. Em seguida, personalizaram seus perfis - que no site são chamados de "canais" - e começaram a subir os clipes. Com seu sucesso, o YouTube os procurou para fechar uma parceria, o que lhes garantiu maior visibilidade e algumas ferramentas extras de customização, como banners próprios em suas páginas.

"Os vídeos no YouTube fizeram com que eu passasse a vender muito mais. Hoje eu recebo encomendas de todo o Brasil", conta Elaine (youtube.com/tripiano), de 33 anos, que também ganha dinheiro com a venda de vídeo-aulas. A coleção completa, que atualmente conta com 54 DVDs (a cada mês Elaine lança mais dois), sai por R$ 900, e já foi vendida para a França e Japão. "Os japoneses gostam muito do meu trabalho", garante a costureira, que também mantém um blog (elainecroche.blogspot.com).

Com Guerra (youtube.com/gguerra) não foi diferente. "Depois do YouTube passei a dar mais aulas. Na verdade, nem dou conta de atender toda a demanda. Tem uma lista de espera imensa", conta. Ele acaba de ganhar uma das principais competições online para guitarristas, o Guitar Idol (www.guitar-idol.co.uk), batendo mais de 700 concorrentes de todo o mundo.

Como prêmio, ele abriu o show de ninguém menos que Joe Satriani. O famoso guitarrista norte-americano nem sabe, mas ele deu uma forcinha para o sucesso dos vídeos de Guerra na web. "Para aumentar o número de visualizações, depois de um tempo, eu comecei a incluir outras palavras-chave, como ‘Joe Satriani’, ‘Steve Vai’, ‘Guitar Lessons’, etc".

Marcelo Barbosa, de 29 anos, é outro exemplo de usuário que soube utilizar bem o potencial do site. Em seu canal (youtube.com/elmacbee), ele cria sátiras animadas, e seu canal mostra que os usuários do YouTube não estão à procura apenas de aulas e tutoriais.

"Eu criei o canal em maio de 2006. Fiquei dois anos tratando ele apenas como uma conta, até que em agosto de 2008 me tornei parceiro. Desde então, o número de visitantes diários multiplicou por cinco. Foi o estímulo que estava faltando pra produzir novos vídeos e desenhos", conta Barbosa.

Se, assim como eles, você quiser expor algum talento na web, é hora de aprender a utilizar melhor os recursos do portal. De customização de canais à legendagem, as opções estão esperando por você.

DICAS DE QUEM SABE
Elaine Tripiano - Professora de crochê: "Identifique o seu foco. Sobre o que você quer falar? Assim você pode criar uma audiência fixa. E trate de um assunto que você realmente goste e domine"
Marcelo Barbosa - Videomaker: "Não tenha pressa. Pode levar meia semana ou um ano pro seu canal começar a ser notado. Se você acredita no que produz e está se encarregando de divulgá-lo nesse tempo, o público vai reagir"
Gustavo Guerra - Guitarrista: "Pra mim é preciso ser fiel ao seu público. Não pode sair publicando qualquer coisa. Na hora de subir algum vídeo, eu fico vendo e revendo pra ver se não tem nada errado. Só coloco quando a apresentação fica perfeita"
Patrícia Pflaeging - Gerente do YouTube: "Use todas as ferramentas do site que ajudam na divulgação do seu canal. Quanto mais interação as pessoas puderem ter com você e o seu vídeo, mais bem sucedido ele tende a ser".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.