Tamanho do texto

Aposente a máquina fotográfica Por Filipe Serrano São Paulo, 15 (AE) - Quem pretende comprar um celular para tirar fotos com boa qualidade já encontra uma variedade maior de modelos à venda - mas deve estar disposto a pagar a mais por isso. Novos aparelhos, como o Motorola ZN5, o SonyEricsson C902 e os Samsung Soul e F480, chegaram há poucos meses ao Brasil e complementam as opções de bons celulares para fotografar disponíveis nas lojas.

São telefones com câmera de 5 megapixels, flash razoável e que fazem fotos com cores definidas e se ajustam bem às variações de luz. Para completar, eles trazem programas de edição de imagens que conseguem melhorar as fotografias automaticamente e aplicam efeitos, molduras e gráficos bem legais nas suas fotos ali mesmo, pela própria tela do telefone.

Os aparelhos são ótimos na hora de tirar fotos casuais, por exemplo, em um encontro com amigos, aniversários de parentes, na balada ou mesmo em viagens. E as imagens ainda podem ser impressas numa boa. Eles só não valem a pena para quem exigem alta qualidade de imagem e recursos profissionais. Confira o teste com os quatro aparelhos nesta página e na seguinte. .

C902 - Tirar fotos com o SonyEricsson C902 é uma experiência completa como em qualquer câmera digital. Em volta da tela, há botões luminosos sensíveis ao toque que dão controle total às configurações de imagem. Dá para ligar o flash e o temporizador, alterar o padrão de foco e escolher o tipo de cena que você quer fotografar (paisagem, retrato, etc.) apenas apertando esses botões especiais.

Além disso, ele tem o editor de imagens mais fácil de usar. É possível aplicar efeitos e corrigir as fotos com poucos cliques.

A forma de acionar a câmera é bastante incomum. É preciso levantar a parte superior do telefone. A lente surge sob a tampa.

As imagens tiradas com o C902 têm uma qualidade bastante boa principalmente por causa do ajuste de foco. Em ambientes abertos, a nitidez se mantém igual tanto sobre os objetos mais próximos, quanto naqueles que estão longe. O problema é que em lugares iluminados com a luz do sol, ele não regulou bem a claridade e as luzes ficaram estouradas demais.

As cores são bastante definidas no telefone da SonyEricsson. No resultado final, as imagens mostram cores vibrantes, sem saturação além da conta.

Outra coisa é que as imagens são marcadas com a posição geográfica no Google Maps do local onde foram tiradas (dá para desabilitar esta função, caso você não queira incluir este tipo de informação). O celular ainda vem com um sensor que gira a tela quando o celular está na horizontal ou na vertical. Mas esse recurso só funciona ao visualizar a galeria de fotos e na biblioteca de mídia.

FICHA TÉCNICA - C902 SONY ERICSSON
PREÇO - R$ 1.799 (preço sugerido pelo fabricante, sem desconto das operadoras)
OPERADORAS - Claro, Vivo e Tim
DETALHES - Compatível com 3G, vem com cartão de 2GB e 160MB de memória interna
ÓTIMO PARA PANORÂMICAS - Fabricado em parceria com a Kodak, o Motozine ZN5 é o primeiro celular da Motorola com câmera de 5 megapixels e funções especiais para fotografar.

Por exemplo, o ZN5 é perfeito para fazer imagens panorâmicas. Você tira a primeira fotografia e gira o telefone. A câmera "percebe" o movimento e automaticamente bate imagem seguinte quando você atingir o ponto certo, mostrado em uma seqüência de três pequenas janelas na tela. O resultado da montagem panorâmica é de extrema qualidade.

O problem a do ZN5 é que a qualidade das imagens em geral deixa a desejar. No teste, a câmera não se adaptou bem às condições de luz na maior parte das imagens e as fotos ficaram com um tom amarelado. Mesmo em locais abertos, sob a luz do sol, as imagens do ZN5 tinham um resultado mais escuro. O tom amarelado era superado apenas com o flash ligado - que, aliás, é um flash real, e não apenas uma luz forte, como em outros celulares. Apesar disso, as cores dos objetos ficaram vivas definidas, próximo ao real.

Outro ponto que deixa o ZN5 para trás é que ele não tira fotos com efeitos (preto e branco, sépia, etc). É preciso usar o editor de imagens para aplicá-los. O problema é que ele é muito difícil de usar. É preciso apertar uma série de botões para achar o efeito que você deseja.

O ZN5 ainda traz dois recursos muito bons que não estão presentes em outros aparelhos. Ele consegue acessar conexões de internet sem fio (Wi-Fi), para navegar na web sem usar a rede da operadora, e pode ser ligado na televisão com um cabo especial. Isso é muito útil para quem deseja exibir as fotografias para amigos ou parentes na TV da sala.

FICHA TÉCNICA - ZN5
PREÇO - R$ 1.200 (preço sugerido pelo fabricante, sem desconto das operadoras)
OPERADORAS - Não informado
DETALHES - Wi-Fi, flash xenon, 250 MB de memória interna e cartão de 1GB.

FICHA TÉCNICA - CELULAR VIEWTY - LG
WEB - tinyurl.com/celviewty
DETALHES - Com tela sensível ao toque, permite, com poucos cliques, acesso a funções como flash, zoom e modo de compensação de cores. Tem flash xenon, opção de foco manual, estabilizador de imagem e vem com cartão de 1 GB. Permite fazer vídeos em câmera lenta.

FICHA TÉCNICA - CELULAR N82 - NOKIA
WEB - tinyurl.com/celn82
DETALHES - Possui função macro, para tirar fotos próximas, flash xenon e foco automático. Vem com cartão de 2 GB. É compatível com redes 3G e Wi-Fi. Traz GPS embutido, abre arquivos do Word e faz a sincronização com os softwares Out-look e Windows Media Player.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.