SÃO PAULO - As aplicações profissionais e industriais de sistemas de localização por GPS, embora menos conhecidas que aquelas voltadas para os consumidores, devem apresentar crescimento significativo nos próximos anos. Em média, esse segmento tem expansão de 25% ao ano, afirma a consultoria ABI Research.

Utilizados para agricultura de precisão, controle de máquinas de construção e para equipar aeronaves e embarcações, os aparelhos GPS profissionais tem sido cada vez mais adotados por companhias que necessitam de informações de posicionamento de qualidade e seguras.

Enquanto o segmento de GPS industrial de precisão continua a desfrutar de níveis de crescimento de até 25%, eles não conseguem acompanhar a taxa de crescimento de três dígitos que tem sido observada em alguns segmentos de consumo, como aparelhos pessoais de navegação por GPS, afirma o analista da consultoria Dominique Bonte. Ainda assim, os segmentos de GPS industrial são caracterizados por terem crescimento mais estável e sustentam margens mais altas em comparação aos mercados de consumo, sujeitos a tendências voláteis e lucratividade decrescente, diz.

Segundo a ABI Research, para obter exatidão na casa dos centímetros, e mesmo na dos milímetros, a tecnologia GPS é levada ao extremo nessas aplicações. Os aparelhos industriais utilizam duas freqüências diferentes e sistemas de Cinemática em Tempo Real (RTK, na sigla em inglês), que combinam sinais de informação e de correção para compensar erros na medição causados pela atmosfera e por diferenças nos horários de medição. Normalmente, esses aparelhos profissionais são complementares a sistemas de posicionamento por sonar, radar, rádio, laser e mesmo óticos.

(José Sergio Osse | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.