Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Anunciantes preparam o cardápio dos restaurantes

Na busca por maneiras menos convencionais de se fazer propaganda, espaços diferentes estão virando outdoors. Um dos mais novos é o cardápio dos restaurantes - o produto anunciado vai para dentro das receitas da casa.

Agência Estado |

"Não é você colocar o anúncio da marca nas suas mesas ou na sua fachada, mas realmente integrar aquele produto a algumas receitas", explica um dos sócios da rede de fast-food Wraps, Marcelo Ferraz. A rede fez uma parceria com a Unilever, mais especificamente com a Hellmanns, para integrar a nova maionese Hellmanns Deleite ao cardápio. A chef do Wraps criou dois pratos com o produto, que no cardápio aparecia com um pequeno logotipo da maionese.

"Deu super certo, um deles ficou em 3º lugar no ranking de mais pedidos da rede", diz Ferraz. Em 2 meses, foram 150 mil clientes. "Só deu certo porque o produto tem a ver conosco: uma maionese de pouca gordura e poucas calorias em um restaurante de comida saudável."

O gerente de marketing da Hellmanns disse que a marca optou por esse canal de divulgação por querer atingir um público A e B preocupado com alimentação saudável. "É exatamente o público do Wraps. Não funcionaria em qualquer restaurante. E foi uma divulgação com custo menor que a mídia tradicional, se levarmos em conta a experiência do consumidor com o produto."

O professor de gestão de marketing do Ibmec São Paulo, Giancarlo Greco, diz que do ponto de vista de marketing faz sentido divulgar o produto no local de consumo. "O uso comedido de marcas conhecidas passa confiança ao consumidor. porém, o uso em excesso pode cansar. A pessoa vai ao restaurante comer, não ver propaganda."

A vice-presidente de comunicação da América Latina do McDonalds, Flávia Vígio, concorda. "Se enchermos a loja de marcas, o consumidor fica confuso. Mostramos marcas quando faz sentido para atrair o consumidor." Ela diz que a rede de fast food faz com freqüência parcerias para suas sobremesas. Até a semana passada, o sorvete McFlurry era servido com cobertura de chocolate Suflair (da Nestlé) e a partir de hoje começa a ser oferecido com cobertura de chocolate Twix (da Mars). "São marcas de chocolate muito desejadas, que chamam consumidores para a parte de sobremesas."

O primeiro critério para escolher um parceiro, no entanto, é qualidade, não marca. "Se a empresa não tiver um reconhecido controle de qualidade, não fazemos a parceria, mesmo que a marca seja forte", afirma Flávia. Para o diretor da BrandAnalytics, Eduardo Tomiya, as iniciativas de co-branding (associação de marcas) sempre são benéficas, quando ambas as marcas são relacionadas. "Não combina um produto super light com rodízio de pizzas. Mas uma marca famosa que combine com o cardápio deixa o consumidor mais seguro para escolher."

A vodca Absolut cria parcerias com alguns bares para divulgar seus produtos. Nesta semana, será lançada no País a vodca Absolut Mango, com sabor de manga, e o programa de divulgação inclui - além do lançamento de um site com jogos e receitas - a criação de drinks especiais no Bar Gabriel, no bairro dos Jardins em São Paulo. Os bartenders do estabelecimento foram treinados por especialistas da Absolut, e os drinks que contém a vodca sueca vêm assinalados no cardápio.

"Como temos esse contato forte com eles, nossa campanha de divulgação do novo produto também terá outras ações por lá", conta Nodjame Fouad, diretora de marketing da Absolut para a América Latina. "Para divulgar a Absolut Mango, a bateria da escola de samba carioca mangueira fará alguns shows para os clientes do local, por exemplo. Foi a Mangueira que criou o jingle da nova campanha, depois mixado pelo DJ Mam. Queríamos um som bem brasileiro para um produto com sabor bem brasileiro."

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG