Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Antecipação de 13º do INSS injetará R$ 6,9 bilhões na economia em agosto

BRASÍLIA - O Ministério da Previdência Social anunciou que serão injetados R$ 6,9 bilhões na economia em agosto, com a antecipação de metade do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A antecipação ocorre desde 2006, como parte de acordo com entidades representativas dos aposentados, em que o governo se comprometeu a pagar 50% do benefício no meio do ano, até 2010.

Valor Online |

O ministro da Previdência, José Pimentel, acertou hoje a antecipação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve assinar decreto nos próximos dias. O pagamento da primeira parcela será feito na folha de agosto, depositada entre os cinco últimos dias úteis do mês e os cinco primeiros dias úteis de setembro. A outra metade virá em dezembro.

Pimentel também discutiu com Lula, proposta a ser enviada ao Congresso para ampliar e retroagir a base de dados certificada do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) a 1976. Atualmente, para cálculo da aposentadoria do trabalhador de empresas privadas, os vínculos e remunerações constantes do CNIS são a partir de julho de 1994.

Os registros de empregos com carteira assinada já permitem a avaliação automática dos benefícios a partir do histórico do segurado no sistema. Pimentel quer o novo banco de dados já em 2009.

Leia mais sobre INSS 

Leia tudo sobre: inss

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG