A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) qualificou 47 das 52 empresas que manifestaram interesse em participar da 10ª Rodada de Licitações, que será realizada nos dias 18 e 19 de dezembro, no Rio de Janeiro. Esse total é o segundo maior das rodadas para blocos exploratórios realizadas, ficando abaixo apenas da 9ª, com 62 empresas.

Do total das qualificadas, há 30 empresas de origem brasileira e 17 originárias de nove países estrangeiros. Do total dos grupos econômicos de origem estrangeira, a maioria (cinco) é dos Estados Unidos: Anadarko, Devon, Hess Corporation, Esso e Laço Management. Em seguida, estão três do Reino Unido: Shell e British Petroleum e Perenco. Da Colômbia, estão qualificadas duas: a Ecopetrol e a Integral de Servicios Técnicos. O mesmo ocorre com relação ao Canadá, com a Brazalta e a Paramount. As demais empresas são de Angola (Sonangol), Noruega (Norse), Ilhas Cayman (Partex), Panamá (Synergy) e Portugal (Petrogal).

Entre as brasileiras, estão algumas que já são concessionárias, como Petrobras, OGX, Silver Marlin, Starfish, Petro Recôncavo, Severo Villares, S.A Brasoil, Comp, UTC, Orteng, Delp, Aurizônia, W. Washington, Queiroz Galvão e Gênesis 2000, Cheim Transportes AS, Phoenix Empreendimentos Ltda e RAL Engenharia, além de várias estreantes. O prazo para pagamento da taxa de participação para a 10ª Rodada termina em 15 de dezembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.