Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Anefac: juro ao consumidor cai após sete meses de alta

Após sete meses consecutivos de elevação, a taxa de juros para operações de crédito ao consumidor em dezembro voltou a ser reduzida, constatou a Pesquisa de Juros da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) divulgada hoje. A taxa média para pessoa física apresentou corte de 0,12 ponto porcentual no último mês do ano, passando de 7,61% ao mês em novembro para 7,49%.

Agência Estado |

Os juros médios para pessoa jurídica também apresentaram redução de 0,12 ponto porcentual, de 4,47% ao mês para 4,35% ao mês.

Na avaliação do vice-presidente da entidade, Miguel José de Oliveira, a redução da taxa pode ser atribuída às medidas implementadas pelo Banco Central para dar maior liquidez ao mercado, como a liberação de depósitos compulsórios. Ele também destacou a pressão exercida pelo governo junto ao sistema financeiro para a redução dos spreads bancários (diferença entre o juro do crédito e o custo de captação dos recursos) e a queda dos juros futuros com a expectativa de redução da Selic em 2009.

A Anefac destaca que de setembro de 2005 até o fim de 2008 não foram repassadas integralmente ao consumidor todas as quedas da taxa básica de juros. Com base no levantamento, durante esse período, a Selic sofreu redução de 6 pontos porcentuais (de 19,75% para 13,75% ao ano), enquanto a taxa média ao consumidor apresentou redução de 3,21 pontos porcentuais (de 141,12% para 137,91% ao ano).

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG