Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Aneel: tarifa de energia elétrica no RS vai subir 3,89%

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje um aumento médio de 3,89% a ser aplicado às tarifas da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE) a partir do dia 25 deste mês. Para os consumidores industriais, o aumento a ser aplicado varia de 5,40% a 7,50%.

Agência Estado |

No caso dos consumidores residenciais, a alta é de 1,9%. A CEEE tem 1,38 milhão de consumidores e atende 72 municípios do Rio Grande do Sul.

As novas tarifas foram calculadas dentro do processo da segunda revisão tarifária periódica da CEEE. Pelo menos três componentes influenciaram o cálculo do reajuste. O primeiro foi o aumento do dólar, que impactou na compra de energia de Itaipu. Outro fator foi o aumento do custo da energia causado pelo acionamento de usinas termoelétricas. Além disso, pouco antes de votar o reajuste, a Aneel reconheceu "o caráter involuntário" da exposição da CEEE ao mercado de curto prazo de energia elétrica, o que levou ao encarecimento da energia por ela comprada.

A empresa teve de recorrer ao mercado de curto prazo devido à redução do fornecimento de energia da térmica AES Uruguaiana. A usina reduziu o fornecimento de energia devido à queda no recebimento de gás da Argentina. "O consumidor brasileiro acabou ficando exposto ao curto prazo e isso é um fator ruim", disse o diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, ao comentar o episódio.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG