Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Aneel homologa resultado do leilão da usina Jirau

SÃO PAULO - A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou hoje o resultado do leilão da usina hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira, vencido pelo consórcio Energia Sustentável do Brasil, que é liderado pela franco-belga Suez Energy. Durante reunião ordinária, a diretoria da agência também negou recurso impetrado pelo consórcio Jirau Energia, capitaneado pela Odebrecht, que apontava irregularidades na documentação entregue pelo grupo vencedor.

Valor Online |

A partir de agora, o consórcio Energia Sustentável tentará antecipar a entrega do projeto básico da usina, que estava prevista para ocorrer apenas em janeiro de 2009. Como não deverá apresentar novos sócios estratégicos para o empreendimento, o grupo poderá economizar um prazo de cerca de três meses, estipulado para análise da documentação dos tais sócios.

O projeto básico será analisado pela Aneel e pelo Ibama, sendo a primeira sob o viés técnico e a segunda, sob o ambiental. Nos dois casos, serão avaliadas as mudanças feitas pelo consórcio vencedor no projeto original da usina, cuja barragem foi deslocada em cerca de 9 quilômetros. A mudança, segundo os vencedores, reduzirá tanto o custo quanto o impacto ambiental do empreendimento.

Além da Suez (50,1%), o consórcio Energia Sustentável é formado por Camargo Corrêa Investimentos em Infra-Estrutura S.A. (9,9%), Eletrosul (20%) e Chesf (20%).

(Murillo Camarotto | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG