Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Aneel: Bandeirante Energia vai elevar tarifa em 15%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje reajuste médio de 15,14% a ser aplicado pela Bandeirante Energia a partir da próxima quinta-feira. As indústrias que compram energia da distribuidora terão um aumento de 14,82% enquanto as residências pagarão 15,45% a mais pelo serviço.

Agência Estado |

A Bandeirante Energia abastece 1,4 milhão de unidades de consumo em 28 municípios paulistas localizados principalmente nas regiões do Alto Tietê e Vale do Paraíba.

Assim como aconteceu com a também paulista CPFL Piratininga, o reajuste da Bandeirante foi fortemente influenciado pela inflação medida pelo Índice Geral de Preços ao - Mercado (IGP-M), pela alta do dólar e também pelos gastos adicionais com a compra de energia produzida em usinas termoelétricas. Somente para adquirir energia das térmicas, acionadas desde o início do ano para economizar água nos reservatórios das hidrelétricas, a conta da Bandeirante (repassada para a tarifa) foi de R$ 31,2 milhões.

Ao todo, o gasto com a energia das térmicas correspondeu a 3,16 pontos porcentuais do reajuste total. A alta do dólar, que pesou na compra de energia de Itaipu, respondeu por mais 1,46 ponto porcentual. O IGP-M, que acumula uma alta de 12,31% nos últimos 12 meses, colaborou com outros 2,7 pontos porcentuais.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG