Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Aneel autoriza reajuste de tarifa de até 24,5% no Norte

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou ontem a aplicação de reajustes nas tarifas de quatro distribuidoras de energia da Região Norte do País. No Amazonas, a Aneel calculou aumentos de tarifas para a Manaus Energia e a extinta Companhia Energética do Amazonas (Ceam).

Agência Estado |

Apesar de esta segunda - que atende o interior do Estado - ter sido adquirida em março pela Manaus Energia (que atua na capital), as tarifas cobradas nas duas áreas de concessão só serão unificadas em novembro de 2009.

No caso da Manaus Energia, o reajuste será de 15,08% para os clientes residenciais. No caso das indústrias, a conta vai subir até 15,06%. Já na Ceam, os consumidores residenciais terão reajuste de 19,16% e as indústrias, de 21,65%. Para ambas as empresas, os reajustes entram em vigor no próximo sábado.

A Aneel também autorizou a aplicação de reajustes nas duas empresas de Roraima: Boa Vista Energia (que atende à capital) e Companhia Energética de Roraima (CER). Para a Boa Vista Energia, o aumento a ser aplicado aos consumidores residenciais é de 16,38%. As indústrias pagarão 16,54% a mais pela energia. No caso da CER, os clientes residenciais terão reajuste de 24,59%, mesmo porcentual a ser aplicado nas tarifas das indústrias.

Segundo a Aneel, os fortes reajustes refletem o aumento dos custos de energia adquirida pelas empresas e também a variação do IGP-M, índice usado para calcular parte do reajuste.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG