Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Aneel autoriza antecipação da entrada em operação de Santo Antônio

SÃO PAULO - A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje a alteração do cronograma das obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), o que permitirá a antecipação em sete meses da entrada em operação do empreendimento. Até então, o funcionamento comercial da usina estava previsto para começar em 1º de dezembro de 2012, prazo que agora passou para 1º de maio de 2012.

Valor Online |

De acordo com a agência, a autorização foi concedida após análises acerca dos impactos da antecipação nas redes de transmissão e distribuição que irão escoar a energia gerada no empreendimento. Também teve influência a avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para quem a antecipação é compatível com o calendário de conexão dessas linhas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), estimada para janeiro de 2012, com testes previstos para o mês seguinte.

O ONS informou ainda que a antecipação da operação proporcionará uma redução de cerca de 10% no valor que foi estimado para o custo marginal de operação dos submercados do SIN, que nada mais são do que os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte.

Também foi autorizada pela Aneel a transferência da concessão da usina do consórcio Madeira Energia S/A para sua subsidiária integral, a Santo Antônio Energia S/A.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG