A EDP Energias do Brasil informou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste tarifário anual médio de 5,46%, a ser aplicado às tarifas da Bandeirante Energia a partir da próxima sexta-feira. A EDP explica em comunicado que dentro do cálculo de 5,46% uma parcela de 3,11% corresponde ao reajuste tarifário anual econômico e 2,35% a componentes financeiros pertinentes, que, computado o efeito dos itens financeiros retirados da base, de 4,44%, geram um efeito médio do reajuste a ser percebido pelos consumidores cativos de 1,02%.

A Aneel determinou reajustes distintos para consumidores de alta tensão, de 0,33%, e de baixa tensão, de 2%. Isso resulta num valor médio de 1,02% efetivo sobre as tarifas de 2008. Para o reajuste foram considerados os efeitos das alterações efetuadas na 2ª Revisão Tarifária Periódica homologada no dia 6/10/09 pela Aneel e referente a outubro de 2007, passando de -8,80% para -9,79%.

A fórmula de cálculo inclui custos gerenciáveis, sobre os quais incide o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) ajustado pelo Fator X, e custos não gerenciáveis, como energia comprada de geradoras, Conta de Consumo Combustível (CCC), Reserva Global de Reversão (RGR), taxa de fiscalização e encargos de transmissão, além de ajustes financeiros reconhecidos pela Aneel na Conta de Compensação da Variação de Itens da Parcela A (CVA) e outros instrumentos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.