Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Anatel: mais um nome na disputa por vaga

Mais um nome surgiu na disputa pela vaga que será aberta em novembro no conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): o do economista João Rezende, que é chefe de gabinete do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. O nome de Rezende começou a ser cogitado na última semana, segundo uma fonte do governo, como alternativa ao nome professor da Unicamp Márcio Wohlers, um dos mais cotados na disputa.

Agência Estado |

Rezende tem a seu favor a experiência como presidente da Sercomtel, concessionária de telefonia fixa da região de Londrina, no Paraná. Além disso, Rezende conta com o apoio do PT, que vê nele um perfil mais apropriado para a agência reguladora e menos acadêmico que o de Márcio Wohler, indicado pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

No dia 4 de novembro, vence o mandato do conselheiro Pedro Jaime Ziller. Pela legislação, ele pode até ser reconduzido, mas segundo fontes ligadas ao Palácio do Planalto essa hipótese é pouco provável.

Na distribuição político-partidária das vagas da agência, o posto de Ziller pertence ao PT. Neste caso, de acordo com a avaliação da mesma fonte, Rezende teria mais proximidade com o partido do que Wohlers. Antes de surgir o nome de Rezende, aparecia ainda com força na disputa o nome do superintendente de Serviços Privados da Anatel, Jarbas Valente, que tem o apoio do presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg.

Rezende ocupa a chefia de gabinete do Ministério do Planejamento desde abril de 2006. Ele é formado em economia pela Universidade Estadual de Londrina, com mestrado pela PUC-SP. Foi economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), diretor financeiro da Companhia de Habitação (Cohab) de Londrina, secretário de Fazenda de Londrina e diretor administrativo e financeiro da Fundação Paulista de Tecnologia em Educação.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG