Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Anatel libera pedidos para equipamentos de redes 4G

Até 2009 apenas empresas de TV a cabo poderiam usar a tecnologia, que agora está disponível para operadoras de telefonia móvel

Valor Online |

SÃO PAULO - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quarta que seu conselho decidiu autorizar a tramitação de pedidos de homologação de produtos de telecomunicações voltados ao Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) na faixa de 2,5 GHz.

"Os pedidos estavam suspensos desde maio de 2009 até que fosse deliberada a versão final da Proposta de Alteração do Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofrequências nas Faixas de 2.170 MHz a 2.182 MHz e de 2.500 MHz a 2.690 MHz", informou a agência.

No início do mês, a Anatel aprovou o cronograma de mudanças na faixa de radiofrequência - antes destinada somente por empresas de TV por assinatura que usam a tecnologia de transmissão sem fio Multichannel Multipoint Distribution Service (MMDS) - que agora também poderá ser usada por operadoras de telefonia móvel.

A proposta de alteração foi publicada em 16 de agosto de 2010 para a prestação de serviços de quarta geração de telefonia móvel (4G) pelas tecnologias WiMax e LTE (Long Term Evolution). As redes móveis 4G permitem a transmissão de dados em velocidades superiores às oferecidas atualmente pelas redes 3G especialmente por meio das tecnologias WiMax e LTE.

Leia tudo sobre: telesAnatel4Gtecnologia

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG