Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Anadarko descobre óleo no pré-sal da Bacia de Campos

RIO - A norte-americana Anadarko anunciou a descoberta de óleo na região do pré-sal brasileiro, no prospecto de Wahoo, na Bacia de Campos. O poço 1-APL-1-ESS fica no bloco BM-C-30, em que a empresa é operadora e tem participação de 30%.

Valor Online |

As fatias restantes são da Devon, com 25%, da EnCana Brasil, com outros 25%, e da SK do Brazil, com 20%.

O poço está localizado em lâmina d'água de 1.417 metros e a cerca de 40 quilômetros a sudeste do campo de Jubarte, onde a Petrobras realizou a primeira extração de óleo do pré-sal brasileiro, com vazão de cerca de 18 mil barris de óleo leve por dia.

De acordo com nota divulgada pela empresa, os resultados preliminares em Wahoo, baseados em dados geológicos, indicam características similares ao poço 1-ESS-103A, em Jubarte.

"Ainda é cedo no processo e nós planejamos continuar perfurando até alcançarmos o objetivo de uma profundidade total de 6.096 metros. Os resultados positivos até o momento nos encorajam e validam nossa decisão de realocar a sonda Deepwater Millennium, da Transocean, no Brasil, para executar nosso programa de exploração no pré-sal, que inclui pelo menos quatro poços adicionais em águas profundas nas bacias de Campos e Espírito Santo até o meio do ano que vem", disse, em nota, o vice-presidente mundial de exploração da Anadarko, Bob Daniels.

Atualmente, a perfuração em Wahoo atinge 5.608 metros totais. Depois de Wahoo, a Anadarko vai transferir a Deepwater Millennium para o prospecto de Serpa, no bloco BM-ES-24, na Bacia do Espírito Santo, onde a empresa tem 30% de participação. Além do BM-ES-24, onde a norte-americana tem Petrobras e EnCana como sócias, a Anadarko tem, na região, sociedade com a estatal brasileira no BM-ES-25. Na Bacia de Campos, além do BM-C-30, a companhia detém sozinha a concessão do BM-C-29 e é sócia da SK e da Devon no BM-C-32.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG