#145;Pirata #146;, Hollywood teme o novo - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

#145;Pirata#146;, Hollywood teme o novo

‘Pirata’, Hollywood teme o novo Por Bruno Galo São Paulo, 07 (AE) - Ironicamente, a bilionária indústria cinematográfica americana foi fundada por produtores piratas. Em 1912, esses pioneiros deixaram Nova York para fugir da guerra judicial promovida por Thomas Edison, que detinha as patentes dos equipamentos de filmagem e projeção, e rumaram para a costa oeste dos EUA, onde fundaram Hollywood.

Agência Estado |

O sucesso só cresceu e logo o cinema era a diversão preferida dos americanos. Isso até o surgimento do primeiro concorrente, na década de 50: a televisão, vista como uma inimiga. Com o VHS, nos anos 80, aconteceu o mesmo. Os estúdios tentaram inclusive sufocar na Justiça a nova mídia temendo uma queda ainda maior nas bilheterias - bastante semelhante ao que acontece hoje, com a chamada pirataria online.

Apesar de todo o temor, hoje, em média, 80% da receita dos filmes americanos não vêm das salas de exibição. Agora o vilão são os downloads. Mas, com a queda nas vendas dos DVDs, a pergunta que fica é: até quando?

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG