#145;Pacote está na direção certa #146; - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

#145;Pacote está na direção certa#146;

Economistas e representantes do setor bancário elogiaram o pacote de medidas anunciado ontem pelo governo para reduzir os efeitos da crise. Na avaliação do ex-diretor do Banco Central (BC) e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Ilan Goldfajn, as medidas ajudam a suavizar a desaceleração da economia.

Agência Estado |

"São medidas que vão na direção certa. Mas é preciso lembrar que elas não vão resolver a crise, que é muito grave e está levando o mundo à recessão", comentou.

Embora o pacote deva estimular o consumo, Goldfajn ressalta que não terá o poder de afastar boa parte dos impactos da crise. "Há uma redução internacional do crédito que se disseminou por todo o mundo, inclusive no País. Há uma recessão mundial que está diminuindo as exportações. Existe uma percepção geral de que o nível de atividade vai diminuir, o que reduz os investimentos."

Para o ex-secretário de Política Econômica e professor da Unicamp, Luiz Gonzaga Belluzzo, os empréstimos das reservas internacionais para empresas com financiamento externo são uma das medidas mais relevantes, pois pode colaborar para reduzir a pressão sobre o câmbio. "O ponto importante é que as medidas têm flexibilidade. Se houver necessidade, o Poder Executivo pode adequar nos próximos meses suas ações de acordo com a evolução do nível de atividade."

Na avaliação de Belluzzo, as medidas têm dois focos corretos: diminuir os juros das operações financeiras, e portanto os custos de crediários, e estimular o consumo.

Para Ricardo Oliva, presidente da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), todas as medidas estão no caminho certo, mas o principal desafio agora é retomar a confiança da sociedade. "Os consumidores querem ter certeza de que vão ter emprego e os bancos querem ter certeza de que vão receber o empréstimo de volta."

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG