#145;Europa vai liderar nova ordem #146; - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

#145;Europa vai liderar nova ordem#146;

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, voltou a defender ontem a refundação do sistema financeiro internacional e confirmou que a primeira Cúpula do G7 (sete países mais ricos do mundo) mais o G4 (Brasil, Rússia, Índia e China) para tratar da revisão do acordo de Bretton Woods ocorrerá nos arredores de Washington, em 15 de novembro. Nessa reunião, diz o francês, a Europa deve se mostrar proativa, disposta a liderar a economia globalizada.

Agência Estado |

"A nova ordem mundial se estabelecerá em torno das proposições da Europa." Presidente em exercício da União Européia, Sarkozy também faz planos, de acordo com o jornal Le Monde, para prosseguir à frente do bloco após o fim do seu mandato, em 31 de dezembro. A presidência rotativa da UE passará ao presidente da República Checa, o "eurocético" Václav Klaus. A seguir, seria a vez da presidência sueca, país que não integra a zona euro. Pelo raciocínio da França, ao longo de um ano a UE teria um principal líder enfraquecido.

A alternativa seria criar uma presidência eletiva do Eurogrupo, conjunto de 15 países que adotam o euro. "Já me disseram que eu vou rápido demais. Mas em relação à velocidade das mudanças, não estamos tão rápidos." O cargo almejado pelo francês é exercido pelo atual primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG