Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Amorim considera positivo Bush ter citado Doha na ONU

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, classificou como positivo o fato de o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ter mencionado a Rodada Doha de comércio multilateral da Organização Mundial do Comércio (OMC) no discurso proferido no debate da 63ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Agência Estado |

Amorim disse ter "alguma esperança" na Rodada.

"Achei positivo que o presidente Bush tenha se referido à Rodada Doha. Ele não está dando (a Rodada) como morta, ao contrário de muita gente que fala em pós-Doha. E o presidente Lula tampouco, como vocês ouviram (durante o discurso na ONU". Então acho que há esperança e o Brasil e os EUA, curiosamente hoje, são duas forças que estão interessadas em concluir a Rodada", completou.

O ministro brasileiro acrescentou ter ainda "alguma esperança" em relação à Rodada. "Há uma perspectiva, mas as coisas não estão fáceis ainda, pois sempre surgem dificuldades. O Pascal Lamy (diretor-geral da OMC) me ligou, eu falei com o ministro da Índia para encontrarmos uma solução, pois nós todos queremos encontrar uma solução para o problema da Índia, mas uma solução que permita resolver a Rodada", disse, no hotel Waldorf Astoria.

Segundo Amorim, a delegação indiana vai se reunir para analisar as propostas feitas na ultima semana. "Chegamos a ficar muito esperançosos na semana passada e, no final, houve uma retração. Acho que o tempo está curto, mas acho que se houver determinação, se as pessoas estiverem dispostas a encontrar soluções e não em buscar pretextos para não buscar soluções, acho que é possível, pois as distâncias são muito pequenas e em termos muito limitados".

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG