Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Amorim alerta para fracasso de Doha se países revisarem posições

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, alertou na terça-feira que as negociações de comércio global vão fracassar se os membros da Organização Mundial de Comércio tentarem revisar posições já acordadas em julho. A OMC avalia se organiza uma reunião ministerial em Genebra nos próximos dias para avançar com as negociações que falharam em julho devido a salvaguardas para proteger produtores agrícolas de importações excessivas.

Reuters |

Mas aquela reunião resultou em acordos preliminares para várias questões, incluindo um esboço para possíveis reduções tarifárias de produtos manufaturados.

"Qualquer tentativa de reequilibrar o pacote de julho resultará em fracasso", disse Amorim.

Os Estados Unidos querem que o Brasil, a Índia e a China se comprometam em participar de acordos para eliminar tarifas em setores individuais como químicos, mas os grandes países emergentes afirmam que a participação tem que ser voluntária.

"Qualquer tentativa de mudar a base das negociações neste momento de algo que é voluntário em algo que é obrigatório... é melhor não irmos para Genebra", disse Amorim em Brasília.

Um acordo exige o consenso total entre os 153 membros da OMC.

(Reportagem de Fernando Exman)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG