Washington, 21 out (EFE) - Os americanos estão irritados e a maioria deles está preocupada com o rumo que o país está tomando, segundo uma pesquisa divulgada hoje pela CNN. A enquete mostra que 75% dos 1.058 entrevistados pela empresa Opinion Research Corporation estão irritados com o curso dos acontecimentos nos Estados Unidos.

Esse curso "assusta" 66% dos indagados, e as condições atuais do país "são motivo de estresse" para 75% dos consultados, acrescenta a pesquisa.

"Assusta ver quantas pessoas nos EUA admitem que estão assustadas", comentou Keating Holland, diretor de pesquisas da "CNN".

"Os americanos tendem a minimizar o grau de temor que sentem quando enfrentam tempos difíceis e, por isso, o fato de mais de seis em cada dez dizerem que estão assustados reflete como as coisas andam mal", aponta.

Outra maneira de ver como o ânimo dos americanos está ruim é o dado de apenas 25% dos entrevistados acharem que a situações é boa.

"Até 2008, vimos este nível de insatisfação no país somente três vezes nas últimas quatro décadas: durante o escândalo de Watergate (1972-1974), a crise dos reféns no Irã (1979-1981) e na recessão de 1992", disse Holland.

A pesquisa também mostrou que 72% dos entrevistados têm uma opinião negativa da maneira como o presidente dos EUA, George W.

Bush, desempenha seu trabalho.

Somente 32% dos indagados continuam apoiando a ocupação americana no Iraque. EFE jab/wr/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.