Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Alimentos sobem menos em novembro, apura IBGE

RIO - Os preços dos alimentos apresentaram alta menos marcada em novembro, de 0,61%, depois de um avanço de 0,69% um mês antes. Isto se refletiu no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês passado, que aumentou 0,36% e ficou 0,09 ponto percentual abaixo da taxa de outubro (0,45%).

Valor Online |

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) notou que vários itens apresentaram menor crescimento de preços na passagem de outubro para novembro, especialmente as carnes - após acréscimo de 3,61% no 10º mês deste ano, subiram 2,53% agora, "apesar de continuarem na liderança das maiores contribuições (0,06 ponto percentual)". Também entram nesta lista o açúcar refinado e o feijão preto.

Com o resultado de novembro, o grupo dos produtos alimentícios apresenta no acumulado do ano elevação de 10,71% no ano, superando a de igual período de 2007, de 8,55%.

Os bens não-alimentícios também registraram moderação na tendência de avanço entre um mês e outro, indo de 0,38% em outubro para 0,29% em novembro.

No acumulado do ano por ora, o IPCA subiu 5,61%. Em 12 meses, o indicador verificou aumento de 6,39%. O centro da meta de inflação estipulada pelo governo é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos para cima ou para baixo.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG