Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Alemanha e Áustria confirmam garantias bancárias

A chanceler alemã, Angela Merkel, divulgou hoje os detalhes de um plano de 500 bilhões de euros (US$ 680 bilhões) que tem como objetivo descongelar o mercado de empréstimos interbancários e restaurar a confiança no sistema financeiro. O plano inclui até 80 bilhões de euros em recurso disponível para recapitalização e 400 bilhões de euros em garantias oferecidas aos bancos, segundo Merkel.

Agência Estado |

O governo também separou uma provisão de 5% para perdas sofridas por instituições financeiras. Merkel alertou que o governo pode não conseguir equilibrar o orçamento até 2011.

Áustria

O governo da Áustria também apresentou hoje um pacote de medidas no valor de 100 bilhões de euros (US$ 136 bilhões) para combater a crise financeira internacional. O pacote inclui garantias do governo para transações de refinanciamento e possíveis injeções de recursos para os bancos por meio da participação estatal em aumentos de capital.

As medidas incluem também garantia completa para os depósitos nos bancos austríacos para pessoas físicas e a suspensão de vendas a descoberto. Ao apresentar o pacote, o chanceler austríaco, Alfred Gusenbauer, e o ministro de Finanças, Wilhelm Molterer, enfatizaram a importância do esforço coordenado dos países da zona do euro para estimular suas economias nos últimos dias, diante do agravamento da crise financeira. "Está absolutamente claro que a Áustria não poderia ter superado essa crise sozinha. A Europa mostrou nessa situação determinação e vai agir", disse Molterer. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG