Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Alemanha aprova pacote de estímulo econômico de 50 bilhões de euros

SÃO PAULO - A coalizão de governo alemã aprovou na noite de ontem um novo pacote de estímulo econômico avaliado em 50 bilhões de euros. As medidas incluem investimentos em educação e projetos de infra-estrutura - como estradas e obras públicas.

Valor Online |

" É o maior pacote que a Alemanha já viu " , comentou o ministro das Finanças, Peer Steinbrueck.

Em 2009 e 2010, os governos federais e estaduais devem investir 18 bilhões de euros a mais nesses setores, com vistas a criar empregos. Outros 9 bilhões de euros representarão cortes em impostos e em taxas cobradas sobre a folha de pagamento das empresas. Haverá também incentivos para a compra de automóveis e a criação de um fundo para dar garantia de crédito a empresas em dificuldades.

A iniciativa também é a esperança da chanceler Angela Merkel de rebater os críticos e conseguir a reeleição. Depois de o PIB ter encolhido no segundo e terceiro trimestres de 2008, colocando assim o país em uma recessão técnica, o governo aprovou um pacote de 31 bilhões de euros para estímulo à economia em novembro. Esse plano foi logo classificado como insuficiente e, agora, depois de um período de hesitação, o governo anuncia as novas medidas.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG